22/09/2014

Viram por aí o Fado?

Letra: Joaquim Frederico de Brito  Youtube 
Música: Armando Machado
(Cunha e Silva)

Perdão!.. Façam favor de me dizer,
Se alguém viu por aí o velho Fado;
Um tipo da boémia e do prazer,
Assim um tudo-nada já cansado.

Trazia calça estreita, uma samarra,
Chapéu à Marialva e bota branca.
Eu vinha cá trazer-lhe uma guitarra,
P'ra irmos 'inda hoje a Vila Franca

Estribilho

Pois eu, já percorri
Alfama inteira e não o vi!
Já fui ao Bairro Alto
E ao Charquinho dei um salto;
Já fui à Madragoa
E já corri meia Lisboa;
E ainda, se calhar,
Bato p'ra o Ferro d'Engomar!
Pois bem: Vou até à Mouraria!
Que tristonha e que sombria
A Moirama está agora!
Ali, nas vielas do passado,
Já ninguém conhece o Fado,
Ninguém sabe onde ele mora!

Eu tinha combinado ir hoje aos toiros,
Os dois, - eu mais o Fado - e de tipóia;
E o nosso "batedor", o Mata Moiros,
Levava-nos à noite p'rá ramboia!

Cear no Bacalhau, como é costume,
Ali, de canjirão e "banza" ao lado.
E o Fado, que anda cheio de ciúme,
Faltou-me desta vez ao combinado!

Nota: Esta letra foi escrita tal como o original.